26/11/12

Terapia do Elogio


Hoje recebi este texto por e-mail da autoria do psicólogo Arthur Nogueira, achei maravilhoso e como devemos estar sempre conscientes desta realidade, achei por bem partilhar.

Terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram numa recente pesquisa que os membros das famílias  estão cada vez mais frios, mais distantes,  o carinho é cada vez menos, não se valorizam as qualidades, facilmente se ouvem críticas. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e desgastam-se na valorização dos defeitos dos outros. Por isso , as relações de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias. Não vemos mais os homens a elogiar as suas mulheres ou vice-versa, não vemos os chefes a elogiar o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos  a elogiar-se; etc.
Valorizam-se artistas, cantores, jogadores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto, das aparências.
A Ausência de elogio afeta muito as pessoas e as famílias.
Há falta de diálogo nos lares.  O orgulho e a agitação da vida impede que as pessoas digam o que sentem.
Vamos começar a valorizar as nossas famílias, os nossos amigos, alunos, subordinados, vamos elogiar a boa atitude, a ética, a beleza do parceiro ou parceira, o comportamento dos nossos filhos.
Vivemos numa sociedade em que cada um precisa do outro; é impossível uma pessoa viver sozinha e sentir-se feliz. Os elogios são forte motivação na vida de cada um.

Vamos DESPERTAR para esta realidade e começar a elogiar.    :D

3 comentários:

  1. Isto é sem duvida uma grande verdade....

    ResponderEliminar
  2. ADOREI ANA E DE FACTO UMA REALIDADE NO NOSSO DIA A DIA, BJ GD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anabela, é sempre bom relembrar coisas importantes :D
      Obrigada pelo teu comentário. beijinhos

      Eliminar