30/11/12

2012 # Janeiro inspirador em Alentejo

Fomos a Mértola e a São Domingos, ficamos na Estalagem de São Domingos com vista para a Tapada Grande, foi um fim de semana diferente mas que não acabou da melhor forma, felizmente já lá vai!!
Fomos visitar a mina de São Domingos que é um lugar singular. Foi noutros tempos uma importante exploração de cobre. A moderna exploração da mina teve início em 1858, por uma companhia de mineração Inglesa " Mason & Barry" e que dava trabalho a centenas de homens daquela região, incluindo o meu avô paterno. Esta foi a primeira aldeia do pais a ter luz eléctrica, esta aldeia tinha também hospital, biblioteca, zonas de convívio e de habitação, para aquele tempo já estava muito à frente mas com o esgotamento do minério a aldeia entrou em decadência e com o final da lavra a companhia Inglesa fez questão de destruir tudo, os carris da linha que permitiam transportar o minério até ao Pomarão foram arrancados,  ficaram fragmentos de edifícios e a lagoa ácida, a paisagem é rochosa e com pouca vegetação. Hoje São Domingos é uma aldeia fantasma, cheia de ruínas e com pouca população, mas gostamos muito de rever aquele lugar e imaginar a vida e as histórias que aquele lugar já teve.

A Praia Fluvial da mina de São Domingos existe desde junho de 2000 e está instalada na Tapada Grande. Esta é a maior de duas albufeiras de água doce criadas pela empresa " Mason & Barry" para fornecer água para o processamento de minerais de baixo teor pela via húmida. Hoje são execelentes praias fluviais que durante os meses mais quentes fazem as maravilhas de muitos.



                                                                   



                                                     






                   

Sem comentários:

Enviar um comentário