22/11/18

Por que razão recorrer ao apoio de um Personal Trainer?


Já aqui partilhei a minha luta para tentar ganhar peso. Ao contrário da maioria das pessoas, a minha luta é para ganhar peso e não para perder. Nesta luta tenho contado com a ajuda preciosa do meu personal trainer, que desenhou um plano específico para mim. É verdade, sabiam que os personal trainers não servem só para nos ajudar a perder peso? Um bom profissional pode ajudar-nos a fazer exactamente o oposto ou simplesmente assegurar que mantemos a boa forma.


Na realidade, qualquer mudança de peso (seja para aumentar ou perder) exige trabalho. É preciso aumentar a ingestão de comida, claro, mas nem isso é suficiente, nem deve ser feito de forma desmesurada. Fazer uma dieta hipercalórica sem supervisão também não é recomendado! Uma nutricionista ou um personal trainer podem dar dicas valiosas. Que hidratos de carbono de absorção lenta devemos preferir, qual é a melhor fonte de proteína para comer antes do treino, que refeições ricas em calorias mas saudáveis devemos privilegiar e muitos outros dados que desconhecia.

Relativamente ao exercício físico, aqui a missão é clara: escolher exercícios que me ajudem a ganhar massa muscular de forma mais ou menos uniforme por todo o corpo. Sem aumentar a massa muscular, dificilmente conseguimos ganhar peso de forma saudável! Aliás, a dieta complementa o exercício e não o inverso, algo que estou agora a aprender e a interiorizar.

Outra coisa que comecei agora a aprender é que a quantidade de exercícios não é directamente proporcional aos resultados. Quando o treino se prolonga demasiado, o corpo começa a produzir cortisol, a hormona do stress, e esse stress não é exactamente benéfico. Eu tento fazer entre 10 a 12 exercícios por sessão; trabalho primeiro os grandes grupos musculares e só depois os pequenos. Tenho uma espécie de circuito definido criado à minha medida, disponível  através de uma App no telemóvel que à medida que vou avançando, ele vai mudando.

Creio que em breve chegarei, finalmente, ao peso desejado! E como sei que um personal trainer também pode ajudar algumas de vocês, deixo aqui um link onde podem procurar um personal trainer ao domicílio um pouco por todo o país. Espero que consigam atingir os vossos objectivos!

Um agradecimento especial à equipa do Elite Fitness por me ajudarem a cuidar de mim e da minha saúde.

2 comentários:

  1. Já ando para arranjar um PT há imenso tempo... :)

    3200 Degrees ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas encontrar um PT em breve. Consulta a plataforma do anexo e encontra um à medida das tuas necessidades. Depois conta-me tudo!

      Eliminar